terça-feira, 15 de novembro de 2011

Sim, estou ouvindo Gadú...

Eu confesso. Tinha preconceito quanto a Maria Gadú. Não conseguia ouvir nada dela. E a culpa não é minha. Fato. É de conhecimento de todos que a mídia fica tentando enfiar certos “talentos” em nossa goela abaixo. E com ela, não foi diferente. Eu não agüentava mais ouvir “Shimbalaiê”. E eu desafio aqui qualquer um que não tenha pensado como eu.

A primeira vez que a ouvi, foi num especial Som Brasil com os Paralamas do Sucesso. Ela interpretou Lanterna dos Afogados, voz e violão apenas. De cara achei o timbre de voz dela diferente. Mas até então, nunca havia ouvido falar. Depois disso, veio a vilã de certas composições: o tema de novela. Putz, deveria ser proibido usar certas músicas em novelas... Vide o que aconteceu com “Por onde andei”, do Nando Reis... Foi pra novela, e tocava incessantemente, e eu a ouvi pela primeira vez num show do Nando. Achei a letra linda, depois da novela, não aguentava mais ouvir... (chega de falar de novelas, vamos voltar pra Gadú... senão daqui a pouco vou falar do James Blunt e me matar... pq toda novela tem que ter uma música dele?? enfim... rs)

Passado a febre shimbalaiê, o Multishow produziu um show de Maria Gadú, que mais tarde veio a se transformar em DVD e CD Maria Gadú Multishow ao Vivo, com o repertório de seu primeiro CD, Maria Gadú... e com várias participações.E após assistir ao show, comecei a prestar mais atenção nesta paulistana.

A primeira canção que prendeu minha atenção foi Dona Cila. E posso afirmar, depois de ouvir muitas vezes e após ter lido sobre a música (homenagem a avó, que ajudou a criar, que era cantora lírica e perdeu a voz após o uso de um produto químico), que é uma das declarações de amor musicada mais linda que já vi... O videoclipe então, com a atriz Neusa Borges, é de emocionar (já separei lá embaixo para vc conferir!) e representa, segundo a cantora, dois sonhos da avó, que era se apresentar no teatro municipal e desfilar na Marquês de Sapucaí, como baiana.

E não pára por ai. Tudo Diferente, composta originalmente por André Carvalho, se transforma numa canção apaixonante na voz de Gadú, com um arranjo que traz um violino que dá um toque especial na canção (sem contar a pitada de música flamenca!). Laranja, escrita por ela (“Venha sem chão... me ensina a solidão de ser só dois”, isso é lindo! Rs) e com a participação especial de seu parceiro Leandro Léo, tem uma levada muito gostosa de se ouvir, e um baixo também marcante. Altar particular é outra canção que me surpreendeu, com uma letra muito bonita, autoria dela também, mas com um arranjo de um sambinha acompanhado de um violino de se encher os olhos! Linda Rosa (de Gugu Peixoto e Luis Kiari) segue o exemplo de Tudo Diferente. A bela letra que encontra a bela voz. Encontro Perfeito! Lounge tem uma levada blues também muito gostosa! Sabe aqueles álbuns que vc consegue ouvir ele todo? Ainda tem Escudos, Bela flor, Encontro e Baba (regravação da canção do Latino... é... ela fez isso... rsrs)

E por falar em regravações, temos ainda A história de Lily Braun, de Edu Lobo e Chico Buarque (que pra mim, ficou perfeita!), Lanterna dos Afogados, que dispensa comentários, e Ne me quitte pas, do belga Jacques Brel. Talvez seja por tudo isso que ela tenha sido indicada em 2010 ao Grammy Latino, nas categorias Melhor Artista Revelação e Melhor Álbum de Cantor/Compositor. Em 2011, é lançado o DVD Maria Gadú e Caetano Veloso – Multishow ao Vivo. Um show bem intimista, voz e violão apenas, onde eles cantam e tocam juntos algumas canções, cantam canções um do outro, um registro espetacular.

Enfim, acho que ela é muito talentosa, e estamos tão carentes de talentos musicais em nosso país... O preconceito em relação a ela ficou pra trás... Após isso tudo, eu reafirmo: EU ESTOU OUVINDO GADÚ SIM!

P.S.: Dedicado a vc, pessoa especial na minha vida, que me fez me apaixonar pela música da Gadú. ts!!!!



Um comentário:

  1. Acho ela uma cantora boa pra caramba,não tenho preconceito com ela, mas realmente não consigo escutar as músicas dela nem das outras cantoras desse estilo mais calmo, não sei o porquê rs

    ResponderExcluir